atendimento
FAMILIAR
O que é a terapia familia
Em meio aos desafios, dúvidas, crises e conflitos que naturalmente surgem na família, a terapia oferece um espaço profissional seguro e orientado para avaliação dos relacionamentos interpessoais, reflexão, capacitação e ajustes para as correções a serem feitas no sistema familiar. Na terapia, de forma equilibrada e imparcial, procuramos ajudar os membros a se conhecerem melhor dentro de uma atmosfera de respeito, compreensão, aceitação e apoio, para viverem de maneira saudável.
Quais os principais benefícios de fazer uma terapia familiar
-
Identificar as principais demandas a serem trabalhadas na família
-
Ter um ambiente seguro para, com liberdade, validar e compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre si mesmo, sobre cada membro da família, sobre o futuro.
-
Ser treinado no uso de ferramentas, técnicas simples e eficazes que se aplicam as diferentes áreas e demandas da sua vida e família.
-
Encontrar soluções que apontem respostas seguras para os conflitos familiares e desenvolver um plano de ação para cada membro do sistema familiar
O que pode ser trabalhado na terapia familiar?
-
Personalidade: por meio de testes aplicados mostramos quem é quem no sistema familiar com seus pontos fortes e áreas de fraqueza. Através disso propomos ajustes nas interações.
-
Comunicação: mostramos os principais fundamentos de uma boa comunicação para saberem ouvir e falar uns com os outros. Aplicamos no consultório, de forma prática, as técnicas para aprenderem a dialogar sobre qualquer assunto.
-
Saúde emocional: procuramos identificar possíveis feridas, mágoas entre os integrantes do sistema e auxiliamos no processo de cada um resolver a agenda emocional para destravar os bloqueios nas relações.
-
Resolvendo crises e conflitos na relação: mapeamos os principais botões vermelhos que fazem o ciclo insano girar no sistema e instrumentalizamos os membros na desativação dos mesmos para que a comunhão se estabeleça.
-
Limites saudáveis na relação: mostramos a importância dos limites serem entendidos e respeitados no sistema através das dez leis dos limites. Ajudamos a família a saber como aplicar e respeitar os limites legítimos uns dos outros para não haver invasões das partes.
-
Planejamento familiar: capacitamos a família a entender sua realidade e estabelecer diretrizes seguras para os anos seguintes
-
Entre outras demandas apresentadas no ambiente do consultório...
Como a terapia familiar é desenvolvida?
Os atendimentos acontecem da seguinte forma:
-
Inicialmente buscamos ouvir, entender e fazer um mapeamento das principais demandas da família. Ao mesmo tempo fazemos uma psicoeducação (de forma visualizada) mostrando como funcionará o processo terapêutico, como as sessões serão realizadas na prática.
-
Um projeto terapêutico é desenhado com as sessões e então passamos a trabalhar nas intervenções com monitoramento, avaliações, ajustes, etc...
-
As sessões são praticadas dentro da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema e Terapia EMDR
-
O número de sessões dependerá das questões que forem apresentadas e profundidade delas. A psicoterapia requer um envolvimento/compromisso, frequência e dedicação às técnicas que são apresentadas.
-
À medida que a terapia é desenvolvida, algumas sessões poderão ser realizadas apenas com o casal, entre os filhos sem os pais, de algum pai com um filho específico, etc...
-
Sobre ritmo das sessões dependerá da situação atual da família. Sendo questões mais simples podemos fazer sessões semanais. Se a família já estiver numa UTI com danos e prejuízos significativos nos relacionamentos, sugerimos que sejam realizadas duas sessões por semana durante o tempo necessário. Na primeira sessão avaliamos isso juntos.
