atendimento
INDIVIDUAL
O que é a terapia individual
Em meio aos desafios, dúvidas, crises e conflitos que naturalmente surgem ao longo da vida, a terapia oferece um espaço profissional seguro e orientado para avaliação, reflexão, capacitação e ajustes para as correções a serem feita no caminho de forma equilibrada e ajudá-lo a seguir em frente com confiança. Ela pode de diversas formas auxiliar você a colocar ordem no seu mundo interior e exterior.
Quais os principais benefícios de fazer uma terapia
-
Identificar as principais demandas a serem trabalhadas na sua vida
-
Ter um ambiente seguro para, com liberdade, validar e compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre si mesmo, sobre a vida, sobre o futuro.
-
Ser treinado no uso de ferramentas, técnicas simples e eficazes que se aplicam as diferentes áreas e demandas da sua vida.
-
Capacitá-lo no controle, manejo, da sua ansiedade, estresse, e demais emoções negativas que estão causando sofrimento psíquico, físico, interpessoal, profissional, etc.
-
Encontrar soluções que apontem respostas seguras para as demandas trabalhadas no consultório, sejam elas de intensidade leve ou já num estágio de transtornos (TAG – TEPT – TAS – TOC – FOBIAS – DEPRESSÃO – BORDELINE – ETC)...
-
Ser apoiado para processar situações de luto, divórcio, perdas, violência doméstica, entre outras.
O que pode ser trabalhado na terapia?
-
Vida pessoal: conhecer a personalidade, firmar a identidade, saber como lidar com as crises, conflitos. Ganhar uma perspectiva para um projeto de vida, identificar crenças limitantes e desconstruí-las, desenvolver habilidades para estabilização do humor, ser treinado para desconstrução dos comportamentos de autossabotagem, saber como fazer intervenções em situações específicas, descobrir possíveis esquemas desadaptativos e trabalhar na reparação dos mesmos, fazer reprocessamento de memórias traumáticas, cultivar o amor próprio e autoestima.
-
Relacionamentos: identificar pontos de tensão, entender as raízes que dão origem aos principais problemas no relacionamento, aprender como fazer de forma terapêutica as intervenções para melhorar a qualidade na comunicação, resolver os conflitos, desenvolver parceria, estabelecer limites saudáveis, ajustar expectativas, desbloquear a agenda emocional, etc...
Como a terapia é desenvolvida?
Os atendimentos acontecem da seguinte forma:
-
Inicialmente buscamos ouvir, entender e fazer um mapeamento das principais demandas do paciente. Ao mesmo tempo fazemos uma psicoeducação (de forma visualizada) mostrando como funcionará o processo terapêutico, como as sessões serão realizadas na prática.
-
Um projeto terapêutico é desenhado com as sessões e então passamos a trabalhar nas intervenções com monitoramento, avaliações, ajustes, etc...
-
As sessões são praticadas dentro da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema e Terapia EMDR
-
O número de sessões dependerá das questões que forem apresentadas e profundidade delas. A psicoterapia requer um envolvimento/compromisso, frequência e dedicação às técnicas que são apresentadas.
-
Sobre ritmo das sessões dependerá da situação atual do paciente. Sendo questões mais simples podemos fazer sessões semanais. Se o paciente já estiver numa UTI com danos e prejuízos significativos para a vida dele e relacionamentos, sugerimos que sejam realizadas duas sessões por semana durante o tempo necessário. Na primeira sessão avaliamos isso juntos.
